Apresentação

O programa irá confirmar a importância do Zebu e de seus cruzamentos para o agronegócio nos países tropicais, contando com a formação de um plantel de fêmeas jovens com excelente mérito genético, as quais serão recriadas, inseminadas e, em 5 anos, formarão o rebanho de corte e de leite, com todas as categorias animais. Programas de melhoramento genético nortearão as demais práticas de produção a fim de se explorar ao máximo o potencial genético dos animais. Assim poder-se-á realizar as avaliações zootécnicas, como análises quantitativas, qualitativas, econômicas e ambientais em todas as etapas de produção, bem como do produto final.
Propõem-se com este programa desenvolver modelos de produção viáveis às diferentes propriedades, evidenciando a importância da associação entre genética superior e sistemas de produção tecnificados, incluindo equipamentos e insumos agropecuários. Assim espera-se incrementar o mercado de animais comprovadamente melhoradores, destacar a importância do uso correto de equipamentos e insumos e desmitificar a pecuária como vilã à preservação ambiental.
Enfim, pretende-se com este programa desenvolver e disseminar tecnologia zootécnica sustentável aplicada à produção de bovinos zebuínos em ambiente tropical.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diagnóstico de prenhez por ultrasom.

O projeto Pecuária Intensiva Sustentável continua seguindo em frente. no dia 7 e 8 de julho, foi realizado nas novilhas um diagnóstico de prenhez por ultrasom.  Veterinários do HVU (Hospital Veterinário de Uberaba), foram até o curral para poder realizar o ultrasom nas mesmas. Das 4 fêmeas que já tinham sido inseminadas, 2 estavam prenhas!A utilização do ultrasom foi importante também para diagnosticar como estavam os ovários dessas novilhas, pois em alguns dias essas novilhas que não estão prenhas, entrarão num protocolo de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo)







Médico veterinário Márcio realizando o diagnóstico de gestação.

Imagem do ultrasom comprovando a prenhez positiva.