Apresentação

O programa irá confirmar a importância do Zebu e de seus cruzamentos para o agronegócio nos países tropicais, contando com a formação de um plantel de fêmeas jovens com excelente mérito genético, as quais serão recriadas, inseminadas e, em 5 anos, formarão o rebanho de corte e de leite, com todas as categorias animais. Programas de melhoramento genético nortearão as demais práticas de produção a fim de se explorar ao máximo o potencial genético dos animais. Assim poder-se-á realizar as avaliações zootécnicas, como análises quantitativas, qualitativas, econômicas e ambientais em todas as etapas de produção, bem como do produto final.
Propõem-se com este programa desenvolver modelos de produção viáveis às diferentes propriedades, evidenciando a importância da associação entre genética superior e sistemas de produção tecnificados, incluindo equipamentos e insumos agropecuários. Assim espera-se incrementar o mercado de animais comprovadamente melhoradores, destacar a importância do uso correto de equipamentos e insumos e desmitificar a pecuária como vilã à preservação ambiental.
Enfim, pretende-se com este programa desenvolver e disseminar tecnologia zootécnica sustentável aplicada à produção de bovinos zebuínos em ambiente tropical.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Início do Programa Pecuária Intensiva Sustentável

A convite do zootecnista Fernando Garcia de Carvalho (Gerente Geral), os professores do curso de Zootecnia, membros do Comitê Gestor do programa, visitaram a Fazenda Morada da Prata para visualizarem as fêmeas doadas pela propriedade ao programa.

A elite do rebanho da propriedade desfilou evidenciando a potencialidade e a qualidade do trabalho de melhoramento genético da Morada.

Foram doadas 28 fêmeas classificadas como TOP 20% e uma como TOP 74%, cuja qualidade zootécnica surpreende.