Apresentação

O programa irá confirmar a importância do Zebu e de seus cruzamentos para o agronegócio nos países tropicais, contando com a formação de um plantel de fêmeas jovens com excelente mérito genético, as quais serão recriadas, inseminadas e, em 5 anos, formarão o rebanho de corte e de leite, com todas as categorias animais. Programas de melhoramento genético nortearão as demais práticas de produção a fim de se explorar ao máximo o potencial genético dos animais. Assim poder-se-á realizar as avaliações zootécnicas, como análises quantitativas, qualitativas, econômicas e ambientais em todas as etapas de produção, bem como do produto final.
Propõem-se com este programa desenvolver modelos de produção viáveis às diferentes propriedades, evidenciando a importância da associação entre genética superior e sistemas de produção tecnificados, incluindo equipamentos e insumos agropecuários. Assim espera-se incrementar o mercado de animais comprovadamente melhoradores, destacar a importância do uso correto de equipamentos e insumos e desmitificar a pecuária como vilã à preservação ambiental.
Enfim, pretende-se com este programa desenvolver e disseminar tecnologia zootécnica sustentável aplicada à produção de bovinos zebuínos em ambiente tropical.

sábado, 14 de agosto de 2010

Participação do Programa Pecuária Intensiva Sustentável na EXPOGENÉTICA 2010

A FAZU, com o apoio da FUNDAGRI e da ABCZ, montaram estande na EXPOGENÉTICA 2010 expondo as novilhas doadas pelas Fazendas Morada da Prata (28 Tabapuãs) e São José (20 Sindi), no período de 14 a 21 de agosto.



Os alunos do curso de Zootecnia Diogo Balderramas, Fabio Añez, Laura Carvalho, Germano Gonçalves, monitores do programa, receberam e apresentaram os animais aos profissionais, estudantes, produtores e curiosos que visitaram o estande.