Apresentação

O programa irá confirmar a importância do Zebu e de seus cruzamentos para o agronegócio nos países tropicais, contando com a formação de um plantel de fêmeas jovens com excelente mérito genético, as quais serão recriadas, inseminadas e, em 5 anos, formarão o rebanho de corte e de leite, com todas as categorias animais. Programas de melhoramento genético nortearão as demais práticas de produção a fim de se explorar ao máximo o potencial genético dos animais. Assim poder-se-á realizar as avaliações zootécnicas, como análises quantitativas, qualitativas, econômicas e ambientais em todas as etapas de produção, bem como do produto final.
Propõem-se com este programa desenvolver modelos de produção viáveis às diferentes propriedades, evidenciando a importância da associação entre genética superior e sistemas de produção tecnificados, incluindo equipamentos e insumos agropecuários. Assim espera-se incrementar o mercado de animais comprovadamente melhoradores, destacar a importância do uso correto de equipamentos e insumos e desmitificar a pecuária como vilã à preservação ambiental.
Enfim, pretende-se com este programa desenvolver e disseminar tecnologia zootécnica sustentável aplicada à produção de bovinos zebuínos em ambiente tropical.

domingo, 22 de agosto de 2010

Matéria publicada no link ABCZ Notícias

sexta-feira, 20 de agosto de 2010 - 10h43


Criadores doam animais para pesquisas na FAZU
(Larissa Vieira)

Assinado na tarde de ontem (19/08), durante a ExpoGenética 2010, acordo de cooperação técnica entre a FAZU e as fazendas Morada da Prata e São José para doação de 50 animais, que serão utilizados em pesquisas da faculdade. A criadora Maria Helena Dumond Adams, proprietária da Morada da Prata, doou 30 fêmeas tabapuã e o criador Aluísio Cristino doou 20 exemplares sindi. Segundo Maria Helena, as pesquisas irão possibilitar novos avanços para as raças com base em dados científicos.


Assinatura do termo de cooperação técnica entre FAZU e criadores

O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, destacou que a iniciativa dos dois criadores contribuirá para evolução do zebu no Brasil. De acordo com o coordenador do projeto Pecuária Intensiva Sustentável e professor da FAZU, Alexandre Bizinotto, os animais serão utilizados em uma série de pesquisas na área de nutrição, pastagem, melhoramento genético, todas com enfoque na sustentabilidade.


Confira a matéria no link abaixo:

Criadores doam animais para pesquisas na FAZU